DOCUMENTOS E DADOS PARA ELABORAÇÃO DA
DECLARAÇÃO DE I.R.P.F. 2018 – ANO BASE 2017

  1. Comprovante de rendimentos recebidos em 2017:
    • Informe de rendimentos de salários, aluguéis, comissões e outros;
    • Informe de distribuição de lucros;
    • Informe anual de rendimentos do INSS (se aposentado ou pensionista);
    • Informe de rendimentos bancários para fins de Imposto de Renda
      (A maioria dos bancos disponibiliza esse documento pela internet);
    • Rendimentos recebidos na venda de ações;
    • Darf de pagamento carnê-leão.
  2. Documentos de compra e venda de bens
    (aptos, casas, terrenos, veículos, embarcações, ações e outros):

    • Escritura ou contrato de compra e venda de imóveis e
      forma de pagamento;
    • Recibo ou nota fiscal de compra e/ou venda de veículos, embarcações.
      (Se comprou a prazo, informar valor pago em 2017);
    • Contrato de participações societárias;
    • Saldo de ações em 31/12/2017.
  3. Consórcio de veículos ou bens:
    • Carnê ou valor das prestações pagas em 2017;
    • Se foi contemplado, trazer a nota fiscal ou outro comprovante;
    • Se vendeu o consórcio para terceiros, informar nome e CPF
      do comprador, data e valor da venda.
  4. Se você tem imóveis alugados:
    • Cópia do contrato de locação, recibos ou valores dos
      aluguéis recebidos durante o ano de 2017;
    • Carnê de IPTU e taxa de condomínio pagos em 2017;
    • Comprovante de comissões pagas à imobiliária.
  5. Despesas pagas em 2017 (Apresentar comprovantes):
    • Médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas;
    • Hospitais e clinicas;
    • Advogados, engenheiros, arquitetos, corretores
      e demais profissionais liberais;
    • Planos de saúde;
    • Planos de previdência privada;
    • Despesas com educação/formação própria ou de seus dependentes;
    • Se reside em imóvel alugado, apresentar: contrato de locação,
      recibos ou valores dos aluguéis pagos em 2017;
    • Se você paga pensão alimentícia apresentar comprovante
      ou valor de pensão paga em 2017, com nome e CPF do beneficiário;
    • Extrato do S.F.H se tiver imóvel financiado;
    • INSS Patronal de empregado doméstico.
  6. CPF dos dependentes
    • Obrigatoriedade de informar o nº do CPF dos dependentes com 08 (oito) anos ou mais. (para 2019 será exigido de todos, independente da idade)
  7. Veículos
    • Informar o nº do RENAVAM
  8. Bens Imóveis (informar):
    • Inscrição Municipal (IPTU);
    • Data de aquisição;
    • Endereço completo com CEP;
    • Área total;
    • Número da matrícula Registro de imóveis;
    • Data do registro;
    • Nome do cartório de registro.

    (As informações necessárias podem ser obtidas na matricula atualizada e no carnê de IPTU)

  9. Bancos
    • Informar o CNPJ dos bancos onde possui movimentação.

10. Cópia da última declaração de imposto de renda (quando ano anterior não foi feito na BFCA).

OBS.: As informações e documentos acima, são indispensáveis para a elaboração de sua Declaração de Imposto de Renda.

 

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